29 de janeiro de 2010

Tarte pastel de nata

Venho cá deixar mais uma receita que diga-se surpreendeu-me bastante.

Quando comia tarte pastel de nata nunca me lembrava o verdadeiro pastel de nata....parecia-me sempre apenas um bolo com molho leite-creme, mas esta surpreendeu-me.
Segui a receita duma revista que comprei já algum tempo Teleculinária Gold nº46 (Tartes doces e salgadas).

Aqui vai a receita:

Para 6 pessoas:

- 7.5 dl leite
- 250g açúcar
- 8 Gemas
- 2 Colheres (sopa) de farinha maisena
- 350g massa folhada

Para começar liga-se o forno a 200ºC.
Depois leva-se o leite junto com o açúcar ao lume e deixa-se ferver.
Numa taça bate-se as gemas com a farinha maisena.

De seguida estende-se a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha e forra-se uma tarteira de fundo amovível aparando os bordos e reserva-se.

A seguir junta-se o leite em fio ao preparado de gemas e leva-se novamente ao lume até engrossar ligeiramente.
Verte-se o preparado para a tarteira e leva-se ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até vermos que a massa está cozida e o creme douradinho.

Retira-se do forno deixa-se arrefecer e desenforma-se.

Dica: na receita não vem canela mas eu achei que lhe daria um certo toque por isso adicionei um pouco ao preparado quando foi ao lume para engrossar. Talvez por isso tenha ficado com o tal gosto verdadeiro de pastel de nata.

Deixo aqui a foto de como ficou a minha tarte....

28 de janeiro de 2010

Mousse de chocolate



bem.... Como o tempo hoje é algum vou por mais uma receita mas agora da mousse de chocolate.

Esta é a mousse que faço sempre e não consigo fazer outra receita senão esta....descobri esta receita num blog que já não me lembro qual foi (peço desculpas desde já a lesada).Adoro esta receita porque não fica enjoativa e fica muito fofinha como o maridinho gosta.... Sim que isto é tudo ao gosto dele porque quem devora os doces aqui em casa é ele.....tem um santo organismo que não sei o que faz ao que come.

Aqui vai a receita:

- 200 g Chocolate
- 6 Ovos
- 6 Colheres de sopa de açúcar
- 50g manteiga sem sal


Para começar mistura-se a manteiga com o açúcar e bate-se tudo bem até não se notar o granulado do açúcar.

Depois junta-se uma a uma as seis gemas batendo sempre até obter um creme esbranquiçado. Derrete-se o chocolate em banho-maria e junta-se ao creme.

Batem-se as claras em castelo e envolvem-se no preparado anterior. Por fim leva-se ao frigorifico durante umas horas antes de servir.

Bolo Bolacha


Bem....acho que vou aproveitar e por mais umas receitazinhas que fiz na tal mini festa que dei para a família...

Para a festa fiz os seguintes doces:

- Bolo bolacha
- Tarte pastel nata
- Torta laranja
- Mousse de chocolate
- Bolo aniversário (chamo delicia Morango)


Para começar e acho que foi aquele que mais sucesso fez vou pôr a receita do bolo bolacha.

Confesso que ainda não fiz muitas vezes este bolo bolacha mas quando faço é sucesso na certa e desta vez para não fugir a regra também foi. Uma das características que gosto deste bolo bolacha é que é muito simples e rápido de se fazer.
Sempre evitei fazer coisas que levassem café pois o meu maridinho não pode consumir cafeína devido á alergia que tem mas como aqui a cafeína mal se nota experimentei ele adorou e o melhor não fica com alergia.


Para este bolo usei:

- 2 Pacotes bolacha Maria
- 1 Lata leite condensado cozido
- 2 Pacotes natas
- Café solúvel qb
- 5 Folhas gelatina
- Água morna qb

Fiz assim:

Para começar bate-se as natas até começarem a ficar fofinhas e adiciona-se o leite condensado batendo-se tudo muito bem até ficar um creme fofinho.

Demolha-se a gelatina em água morna e leva-se a banho-maria ate ficar completamente dissolvida juntando-se depois ao creme de natas e leite condensado. Bate-se tudo muito bem.

Numa forma de aro amovível começasse por pôr uma camada de bolacha que é previamente molhada no café morno depois creme depois bolachas terminando com a camada de creme.

Leva-se ao frigorífico e serve-se fresquinho decorado a gosto (eu decorei com bolacha ralada)...

Mais uma receita fácil e deliciosa....

Aqui está uma fatia deste bolinho!!!

Pizza de Peperoni á Ju





Antes de vos deixar a receita do bolo de aniversário e de todos os doces que fiz no sábado passado por ocasião da mini festinha que dei em casa para o resto da família vou-vos deixar a receita da pizza que fiz ontem e que não estava nos meu planos.

Andava eu ontem as compras com o meu maridinho para comprar as coisas para fazer a pizza no sábado e ele hmmm acho que não me importava nada era de a comer hoje.... Pronto esta bem eu faço hoje....

Pois bem comprei as coisas que precisava fui para casa e pus mãos a obra (ou melhor mão na massa).

Eu quando era miúda adorava fazer pizza com os meus irmãos e com a minha mãe....fazíamo-las sempre ao sábado, não todos os sábados claro mas quando fazíamos era sempre ao sábado...ou seja enquanto ontem fazia a pizza sentia uma certa nostalgia desses tempos...mas pronto vamos ao que interessa a receita que mais uma vez inspirei-me no site sabor intenso...

Para a massa:

- 4 Canecas Chá de Farinha com fermento (eu usei 5)
- 2 Canecas Chá de Leite
- 4 Colheres sopa de manteiga
- Sal fino qb

Para o Molho:

- 1 Lata de Tomate aos Cubos
- Alho em pó qb
- Azeite qb
- Cebola Picada qb
- Orégãos qb
- Manjericão qb
- Sal qb
- Pimenta em pó qb

Para o Recheio:

- 1 Lata cogumelos laminados
- Pimentos (verde, vermelho, laranja e amarelo) qb
- Peperoni qb
- Queijo mozarella ralado

Eu fiz assim:

Na massa misturei tudo numa taça amassei tudo á mão até a massa despegar da taça. Caso ache necessário poderão adicionar mais farinha.

Estendi a massa num balcão polvilhado com farinha mas não muito grossa pois a massa cresce no forno devido ao fermento.
Depois coloquei a massa no tabuleiro de pizza e cortei os lados para não ficar massa de fora.

Após a massa estar pronta cortei os pimentos fininhos e pequeninos, pus os cogumelos a escorrer e cortei o peperoni fininho.

Depois para o molho comecei por refogar a cebola no azeite juntei o alho em pó e a pimenta.
Pequei na polpa tomate aos cubos e passei pela picadora para ficar em molho e adicionei ao refogado depois foi só temperar a gosto com o sal, os orégãos e o manjericão.

Quando o molho já estava pronto distribui pela massa de pizza conforme o gosto do meu maridinho. Depois pus os pimentos a seguir os cogumelos e depois muito queijo mozarella como ele gosta....a seguir ao queijo pus as fatias de peperoni e estava pronta para ir ao forno.

No forno demorou 20 minutos a 180º mas isso e conforme o gosto de cada um...se gostam dela bem tostadinha se gostam dela fofinha....

Aqui estão as fotos....

Bom proveito...

24 de janeiro de 2010

Bacalhau escondido

Como prometido aqui venho deixar mais uma receita feita no meu jantar....

Como vinham cá os meus pais queria uma comida rápida, saborosa e fácil de preparar para não perder muito tempo na cozinha....já bastava o tempo que ia perder a fazer o bolo.

Inicialmente tinha visto uma receita numa revista que tinha comprado que me pareceu bem mas depois hmmm isto se calhar e sofisticado demais e como também nunca tinha provado nem feito achei que se calhar seria um risco....

Então investiguei na internet pelos blogs e sites que costumo frequentar e encontrei uma receita fácil, rápida e com ingredientes que toda a gente gosta (bacalhau, couve lombarda, ovos cozidos e batata cozida). A receita tirei-a daqui mas fiz algumas alterações.

Usei:

- 3 Postas bacalhau (usei 6 lombos Bacalhau)
- 6 Batatas grandes
- 3 Ovos (usei 5 ovos)
- 1 Couve lombarda
- 1 Cebola grande
- 1 Pacote molho bechamel (usei 1 e meio)
- Azeite qb
- Azeitonas qb (usei para enfeitar)
- Alho em pó qb
- Maionese (não usei)
- 1 Colher sopa de manteiga


Eu fiz assim:

Para começar pus o bacalhau a cozer. Noutra panela cozi as batatas (cortadas as rodelas não muito grossas) com as folhas de couve e os ovos e temperei com sal.

Enquanto tudo cozia cortei a cebola em meias luas fininhas, adicionei o alho em pó e refoguei no azeite deixando alourar. Quando já estava no ponto apaguei o lume e adicionei-lhe a colher de manteiga, misturei tudo muito bem e reservei.

Após já estar tudo cozido desfiei o bacalhau e tirei-lhe as espinhas. Escorri as couves e as batatas e descasquei os ovos.

Num pirex oval comecei por pôr a camada de bacalhau depois o refogado de seguida a couve depois as batatas cozidas e por fim os ovos cozidos cortados em rodelas. Para finalizar espalhei o molho bechamel e enfeitei com azeitonas pretas.

Levei ao forno a gratinar e voila um jantar fácil, rápido e delicioso.....

22 de janeiro de 2010

Novidades....


olá,

Por ocasião do meu aniversário dei um jantarzinho muito simples lá em casa apenas para os meus pais....

As entradas foram paté de atum e paté de delicias, o jantar bacalhau escondido e a sobremesa um bolinho de chocolate com recheio de morangos ao qual eu chamo delicia de Morango pois foi baseado numa receita chamada delicia de pêssego....

Hoje deixo-vos as receitas do paté de atum e paté de delicias...

Para o pate de atum usei:

  • 1 lata de atum
  • cebola qb
  • pickles qb
  • maionese qb
Para o paté de delicias usei:

  • 1/2 Pacote delícias do mar
  • 1 Ovo cozido
  • Alho em pó qb
  • Maionese qb
  • Sal qb
estas duas receitas são muito simples pois junta-se tudo na picadora e vai-se provando para ver a textura e o sabor conforme o gosto de cada um.
estes dois patés também são muito bons não só como entrada mas também para umas sandes pois são muitos simples e nada enjoativos.

21 de janeiro de 2010

O início de uma aventura

olá,


Dou hoje inicio a uma nova aventura... um blog para publicar as minhas aventuras na cozinha...que ainda não muitas por enquanto....

não sou nenhuma cozinheira de mão cheia mas dá-me prazer ouvir hmmm está bom...hmmm tens que me dar a receita....hmmm superaste-te hoje...:p

muito em breve ponho a minha última receita feita por ocasião de um jantar de aniversário...