24 de janeiro de 2010

Bacalhau escondido

Como prometido aqui venho deixar mais uma receita feita no meu jantar....

Como vinham cá os meus pais queria uma comida rápida, saborosa e fácil de preparar para não perder muito tempo na cozinha....já bastava o tempo que ia perder a fazer o bolo.

Inicialmente tinha visto uma receita numa revista que tinha comprado que me pareceu bem mas depois hmmm isto se calhar e sofisticado demais e como também nunca tinha provado nem feito achei que se calhar seria um risco....

Então investiguei na internet pelos blogs e sites que costumo frequentar e encontrei uma receita fácil, rápida e com ingredientes que toda a gente gosta (bacalhau, couve lombarda, ovos cozidos e batata cozida). A receita tirei-a daqui mas fiz algumas alterações.

Usei:

- 3 Postas bacalhau (usei 6 lombos Bacalhau)
- 6 Batatas grandes
- 3 Ovos (usei 5 ovos)
- 1 Couve lombarda
- 1 Cebola grande
- 1 Pacote molho bechamel (usei 1 e meio)
- Azeite qb
- Azeitonas qb (usei para enfeitar)
- Alho em pó qb
- Maionese (não usei)
- 1 Colher sopa de manteiga


Eu fiz assim:

Para começar pus o bacalhau a cozer. Noutra panela cozi as batatas (cortadas as rodelas não muito grossas) com as folhas de couve e os ovos e temperei com sal.

Enquanto tudo cozia cortei a cebola em meias luas fininhas, adicionei o alho em pó e refoguei no azeite deixando alourar. Quando já estava no ponto apaguei o lume e adicionei-lhe a colher de manteiga, misturei tudo muito bem e reservei.

Após já estar tudo cozido desfiei o bacalhau e tirei-lhe as espinhas. Escorri as couves e as batatas e descasquei os ovos.

Num pirex oval comecei por pôr a camada de bacalhau depois o refogado de seguida a couve depois as batatas cozidas e por fim os ovos cozidos cortados em rodelas. Para finalizar espalhei o molho bechamel e enfeitei com azeitonas pretas.

Levei ao forno a gratinar e voila um jantar fácil, rápido e delicioso.....

1 comentário:

  1. Esta é receita é muito gostosa, para um jantar familiar muito bom, já experimentei e adorei...

    ResponderEliminar